block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Anvisa alerta sobre os riscos do consumo da ração humana - Agito Araxa

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Anvisa alerta sobre os riscos do consumo da ração humana

Agência divulgou nota sobre a insuficiência de nutrientes para uma dieta equilibrada

08 de Junho de 2011

Agito Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na terça-feira (7) um alerta sobre o consumo da ração humana, usada popularmente em dietas de emagrecimento. Segundo a agência, a quantidade de nutrientes oferecida pela ração é insuficiente perante o necessário para se ter uma alimentação equilibrada.

De acordo com o informe técnico divulgado, a ração humana é composta por diferentes ingredientes como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim. A nota chama a atenção para aqueles que substituem as refeições como o café da manhã e o almoço pelo produto, porque eles podem colocar a própria saúde em risco.

Venda

A partir de agora, a Anvisa também fará restrições quanto à embalagem dos produtos fabricados, por considerar que a expressão ração humana pode gerar dúvidas nos consumidores.

Além do veto ao termo ração humana nos rótulos, não poderão constar também nas propagandas a informação de que o produto contém propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento.

Caso não haja cumprimento das exigências da Anvisa, a empresa poderá pagar uma multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão. Os fabricantes com interesse em vender o produto com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde deve solicitar registro na agência.

Profissionais

Segundo a monitora educacional do curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Ribeirão Preto, Isabela Theophillo, a ração humana deve ser utilizada somente como complemento de uma alimentação saudável. "A ração humana não tem propriedades nutricionais para suprir todas as necessidades do corpo, portanto a substituição não é recomendável. O certo a fazer é incluí-la como um algo a mais na alimentação, como no café da manhã ou café da tarde, aliado a frutas e alimentos saudáveis. A pessoa que substitui uma refeição pela ração pode ter uma deficiência nutricional grave no organismo", afirma Isabela.


Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_