block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Boa alimentação garante noite de sono tranquila - Agito Araxa

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Boa alimentação garante noite de sono tranquila

Chás escuros, como mate, preto e verde, devem ser evitados por aqueles que têm dificuldades para dormir porque contêm cafeína

21 de Julho de 2011

Taste

Uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para quem tem problemas de sono. Baseada nessa afirmação, a nutricionista Marlete Pereira, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, elaborou um "cardápio do sono" para seus pacientes que se queixavam de dificuldade para dormir. E não é que, de acordo com relatos daqueles que seguiram a tal dieta, o sono melhorou mesmo?

O cardápio preparado recentemente pela especialista inclui chás claros, carne branca, folhas e alimentos integrais. Conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, da clínica Vitay Medicina de Emagrecimento e Estética, para saber porque esses alimentos ajudam a melhorar a qualidade do sono e também quais devemos evitar para não agravar o quadro de noites maldormidas.

De acordo com Adriana, os chás claros, como os de hortelã, camomila e erva cidreira, melhoram a qualidade do sono porque ajudam no relaxamento muscular. Já os vegetais verdes, principalmente a alface são ótimos porque têm magnésio e vitamina B, também importantes para o relaxamento.

No jantar, o ideal é optar por alimentos mais leves, por isso as carnes brancas são boa pedida. "Esse tipo de carne, em especial o peixe, tem digestão mais rápida e fácil, ou seja, não pesa no estômago, fator que prejudica o sono", explica a nutricionista. À noite, dê preferência às carnes brancas grelhadas ou cozidas.

A aveia, a amêndoa, a banana, o leite e o mel também são alimentos importantes para quem deseja ter um sono tranquilo. Tudo porque elas contêm o aminoácido triptofano, que induz o sono e relaxa a musculatura. Outra dica é o consumo de alimentos que facilitem a produção de melatonina, hormônio que tem função de regular o sono e é produzido pelo organismo em maior quantidade durante a noite (das 24h às 6h). Segundo Adriana, as sementes de girassol, gergelim e linhaça são bons exemplos de alimentos ricos em melatonina e recomendados para quem tem problemas de sono.

Ainda de acordo com a especialista, os chás escuros, como mate, preto e verde, devem ser evitados por aqueles que têm dificuldades para dormir porque contêm cafeína. "Os refrigerantes à base de cola, como coca-cola e pepsi cola, além do café e guaraná, também não devem ser consumidos antes de dormir, porque têm ação estimulante", diz. Os alimentos pesados, como frituras, gordura e chocolates, não devem ser consumidos à noite, porque têm digestão mais difícil e por isso podem atrapalhar o sono. Além de optar por uma refeição leve, o ideal é jantar, no mínimo, 2 horas antes de deitar. Há quem acredite que as bebidas alcoólicas ajudam no relaxamento e, consequentemente, em um sono mais tranquilo, mas a especialista alerta: "quem costuma beber vinho, por exemplo, para relaxar antes de dormir deve tomar cuidado para não exagerar na quantidade, porque aí pode passar do relaxamento para o oposto. O ideal é não criar esse condicionamento", explica.

A dica é incluir esses alimentos que auxiliam na qualidade do sono dentro de uma dieta saudável. E se mesmo seguindo esse cardápio a pessoa continuar sentindo dificuldade para dormir, o ideal é buscar ajuda médica.

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_