block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Coluna Bia Falco (edição 14) - Agito Araxa

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Coluna Bia Falco (edição 14)


A nossa dica de hoje é, em minha opinião, uma das mais importantes e discutidas. Vocês já ouviram falar em resolução, pixel, megapixel, tamanho de fotos e tal. Esse assunto vem sendo discutido e desmontado por aí cada vez mais. Esse é o famoso “mito do megapixel”.
Então quer dizer que, quanto mais megapixel minha máquina oferecer, melhor ela será? Errado.
Antes de entender qual é a importância da quantidade de megapixels, precisamos entender o que são eles. Ao ampliar uma imagem no computador, observamos que ela é formada por milhares de quadrados. Esses pequenos quadrados somados resultam em uma imagem digital nítida. Cada megapixel possui uma resolução, que é a quantidade de quadrados que temos na imagem – horizontal x vertical – e é através dela que podemos saber em quantos megapixels a foto foi tirada. A realidade é que a resolução de uma imagem não está diretamente ligada à sua qualidade. A imagem de uma câmera digital é feita através de um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital.
Câmeras profissionais ou semiprofissionais têm sensores melhores e mais complexos (até porque têm maior espaço físico para abrigar os sensores), e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes.
Por outro lado, câmeras compactas e de celulares têm sensores de qualidade inferior. Quanto mais megapixels o sensor é forçado a captar, mais calor ele produz, o que acaba gerando ruído na foto. Por mais que a resolução seja maior, com maior número de pixels, a qualidade da imagem é prejudicada, o que chamamos de “granulação”. Isso acontece, pois o sensor não tem capacidade suficiente para captar tantos pixels com a mesma qualidade. Ainda que todas as imagens tenham a mesma resolução, a diferença de qualidade entre elas é óbvia por conta da diferença entre sensores e lentes. Além disso, outras características como capacidade de definição de cor, tonalidade e contraste devem ser levadas em consideração. Essas características são muito mais importantes do que a quantidade de megapixels que sua câmera oferece. A prova é que há muitas câmeras profissionais no mercado que não passam de 10 megapixels.
Então galera, quando forem adquirir sua câmera fotográfica, tire a quantidade de megapixels que ela suporta do primeiro item da sua lista. Analise antes a qualidade do sensor de captação de imagem, a nitidez e definição de cores da foto que ela produz, a variação do ISO, a lente que ela possui e sua distância focal – bem importante para quem gosta de fotografar objetos pequenos e detalhes.
E mais do que isso: pesquise bastante. Busque resenhas na internet, opiniões de compradores e junte o máximo de informação que puder. Lembre-se de que quem faz a foto é você, mas quanto melhor o equipamento em mãos, melhor serão suas imagens.

Até semana que vem!!!
Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo meu e-mail: fabianafalco@gmail.com .
Até mais! Sorte pra todos! =)
BIA FALCO
ARQUITETA e FOTÓGRAFA
www.fabianafalco.com.br
www.fabianafalco.blogspot.com
[Créditos: www.tecmundo.com.br]
Comentários
  • Driele Martins03/11/2011

    Ameeiiiii!!!!
    sou louca com fotografia... e geralmente compro máquinas erradas... valeeu muiiitoooooo as informações!!
    bjo grande e sucessooooo Bia linda!!!

    Denunciar

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.